Imagine uma vida sem plástico, é possível?

bahi seria possivel viver sem platico injetado 2

O plástico tem uma história interessante – muito mais longa do que a maioria das pessoas sabem. O primeiro material de polímero sintético foi desenvolvido em 1869 como substituto do marfim nas bolas de bilhar.

Não se popularizou, entretanto, até a década de 1940, quando a Segunda Guerra Mundial exigiu que a produção aumentasse e a demanda por recursos superou a oferta.

Novos materiais foram desenvolvidos para peças de máquinas, embalagens e roupas. A popularidade dos materiais sintéticos não parou depois que a guerra acabou.

Os plásticos têm desempenhado um papel crucial na manutenção do estilo de vida que vivemos hoje. Eles estão presentes em quase todos os tipos de produtos que usamos – eletrônicos, roupas, móveis, embalagens de alimentos e muito mais.

Desde que você acorda ao pegar em sua escova de dentes, ao tomar seu café em sua cafeteira, pegando as chaves do seu carro, chegando no escritório e sentando em sua cadeira, de frente para diversos itens que contém plástico em sua composição.

Implicações da substituição do plástico

Você ficou surpreso com algum dos itens acima? É quase impossível viver um estilo de vida completamente sem plástico. Embora os plásticos tenham má reputação pelos danos ambientais que causam, precisamos levar em consideração outros fatores antes de fazer um julgamento.

A nossa necessidade do plásticos é grande demais para ser negligenciada. Em certas circunstâncias, pode, de fato, ser mais ecológico do que alternativas. Vidro, madeira e metal podem servir como substitutos para o plástico em certas aplicações, e devemos olhar para a cadeia de suprimentos de forma holística.

Por exemplo, o vidro requer uma grande quantidade de energia térmica para derreter e dar-lhe as formas necessárias. Os produtos de madeira exigem a colheita de árvores, o que prejudica os ecossistemas naturais.

Além disso, todos os três materiais são mais pesados que o plástico, o que afeta a quantidade de energia necessária para o transporte. Em suma, os plásticos têm um papel em nossas vidas que nem sempre pode ser substituído por outros materiais.

Por fim o que precisamos é de projetos de reciclagem. O plástico pode ser quase sempre reutilizado ajudando muito a questão e sustentabilidade sem comprometer a qualidade ou a funcionalidade.

Posts Relacionados

Deixe uma Resposta

19 + sete =

× Como posso te ajudar?